segunda-feira, 2 de abril de 2012

HISTÓRICO ESCOLAR

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida teve sua implantação na Fazenda Batedor em 1.976, quando o Senhor Orotides, cedeu um barraco, transformando-o em sala de aula, com o nome de Escola Batedor, em homenagem a sua Fazenda segundo o levantamento estatístico havia no local 24 crianças para serem alfabetizadas, mas somente 12 iniciaram o ano letivo de 1.976.
           Com o aumento da clientela escolar, a comunidade e os pais, pediram ao prefeito vigente Oscar Alves da Silva, uma Escola que atendesse aos alunos da região do Batedor. Prontamente enviou ao Departamento da Educação através, do Senhor Ivaild Correia da Silva, Secretário Municipal de Educação, encarregado de pedir ao fazendeiro da região um local para edificar uma sala de aula. Foi feita a vistoria pelo Secretário de Educação e pelo chefe do DMER, (Departamento Municipal de Estradas e Rodagens) Senhor Narceu Rodrigues com sucesso conseguiram com o fazendeiro da região o Senhor Necomédio Cândido Bernardes, que doou 40 x 40 m² de terra para construção da tão sonhada escola, mas com uma condição que permanecesse o professor José Cândido Bernardo Neto que já lecionava na sala improvisada.
           O Senhor Ivaild Correia da Silva Secretário Municipal de Educação e o Senhor Narceu Rodrigues, levou as reivindicações ao Pró-Município (Programa de Recursos Orçamentário Municipal) projeto criado pelo Governo Federal através da Geoeconomia de Brasília (Região em torno de Brasília) e transferido aos Estados e Municípios, este projeto era feito pela Secretaria Municipal da Educação enviando, solicitando edificação e reformas o qual o Estado e o MEC aprovavam e a liberação dos recursos nesta época era de 20 dias no máximo como foi à escola em epígrafe, foi feito um contrato para edificação desta Unidade Escolar, os contratados foram os senhores Eleone Soares de Almeida Natural de Uruana e Francisco de Assis dos Santos Natural de Campina Grande Paraíba, estes foram os construtores da escola, houve uma dificuldade muito grande para que os materiais chegassem até o local por falta de estrada, havia aos fundos da residência do Senhor Divino Candinho um atoleiro com aproximadamente 20m, de extensão e o transporte utilizado era caminhão caçamba com toda essa dificuldade, a prefeitura na pessoa do Senhor Oscar Alves da Silva se inteirando de tamanha dificuldade enviou para o local uma pá mecânica e uma patrol para ajudar a atravessar caminhões no referido córrego, então pôde-se iniciar a construção.
           Quando foi respaldada a sala de aula já no ponto travamento, e como estava no período chuvoso surgiu uma chuva, acompanhada de vento e granizo muito forte e demoliu a construção por total, os construtores ficaram desesperados juntamente com o doador da terra, deparando com tanto prejuízo. Não desistiram e solicitaram novamente uma suplementação de recursos, este enviou uma vistoria de agentes estaduais para a constatação do fato, após averiguação, foram concebidos os recursos, e assim foi iniciada novamente a edificação pelos mesmos pedreiros o qual foi até o final e fizeram a entrega construindo também uma cerca de arame farpado, uma cisterna e fossas sépticas. Com tudo isso foram gastos 5.000.000,00 (Cinco milhões de cruzeiros) e mais 1.800.000,00 (Um milhão e oitocentos mil cruzeiros) de suplementação da reconstrução atingida pelas chuvas na época.  
           Em 1.977 a tão sonhada escola foi criada, passando de 24 alunos para 76. Tendo sua lei de criação nº. 455/77 e autorização do Processo nº. 9373675 * Com a edificação da Escola houve uma procura de matrícula muito grande, ai a Escola foi equipada com todo material necessário como: cadeira com a mesinha de madeira, visto que o Ministério da Educação não aprovava a compra de carteiras universitárias, pois era condenado pelo MEC.
           Após 2 anos de funcionamento foi construída a cantina ainda pelo mesmo prefeito, visto que a merenda escolar encontrava-se sendo feita na casa do Senhor Nica Candinho pela Senhora Eunice Cândida e Divina Cândida, não era legal e nem adequado, mas como não tinha outro jeito, uma vez que nem merenda havia.
           O material para a construção da Escola e a cantina foi transportado pelos motoristas da prefeitura Sebastião Alves do Nascimento (vulgo Sebastião do Urubano) e José Carlos da Costa.
           Após concluída a obra da Cantina, pode-se então dizer que a escola estava completa.
           O professor José Cândido Neto já com alguns meses de trabalho na nova sala de aula a pedido dos moradores marcou uma missa com o padre Antônio no local onde era improvisada a referida sala de aula, como esta missa foi no dia da padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, foi pedido pelos pais e moradores da região que a nova escola tivesse o nome de Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, foi aceito pela Secretaria Municipal de Educação que criou a lei com o novo nome.
           Com as mudanças de prefeitos foram também substituindo os professores, como no decorrer dos anos passaram às professoras: Maria Aparecida de Jesus Silva (vulgo Rosa), Maria Aparecida de Oliveira, Dirce Gomes e Osmarina Cãndido Bernades, etc.
           Com o êxodo rural nas regiões, as famílias foram desaparecendo a procura de melhores condições de vida. Por esses motivos foi extinta a referida escola e outras mais 15 como: Escola Municipal Antônia Venceslau da Conceição – Fazenda Cachoeira, Escola Municipal Cachoeira – Fazenda Cachoeira, Escola Municipal João Vieira Carrijo – Fazenda Cachoeira, Escola Municipal José Duarte Borges – Fazenda Diamante, Escola Municipal Juvenita Gomes da Silva – Fazenda Córrego Comprido, Escola Municipal Samambaia – Fazenda Samambaia, Escola Municipal Santana – Fazenda Santana, Escola Municipal Santarém Luiz de Lima – Fazenda Boa Vista, Escola Municipal Barreiro – Fazenda Barreiro, Escola Municipal Engenho da Lagoa – Fazenda Engenho da Lagoa, Escola Municipal Lagoinha – Fazenda Lagoinha, Escola Municipal Luiz Avelino da Silva – Fazenda Lagoa Alegre, Escola Municipal Sapé – Fazenda Sapé, Escola Municipal Conceição do Morro – Fazenda Conceição do Morro, Escola Municipal Forquilha A – Fazenda Forquilha foram transferidas para o prédio da Escola Estadual Genoveva Rezende Carneiro também extinta pelo Estado, situada à Rua 3 Vila Mutirão s/nº nesta cidade de Petrolina de Goiás, em janeiro do ano de 1.998.
           No ano de 1.998 iniciando suas atividades, oferecendo os cursos de Pré-alfabetização da Educação Infantil e de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Tendo como Diretora a Pedagoga Leonice Néias de Carvalho, Coordenadoras Marcia Divina Nascimento e Carvalho e Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão.
           Os Professores no período matutino Pré-alfabetização, Maria Izildinha de Oliveira Neves, 1ª série, Lucivânia Duarte Chaves Leitão, 2ª série, Dirce Rodrigues de Lima, 4ª série, Divina Maria Vieira Rodrigues e os Professores no período vespertino, Pré-alfabetização, Maria de Fátima Araújo Tolentino, 1ª série, Marciana Ferreira de Aguiar Araújo, 2ª série, Maria Aparecida de Oliveira, 3ª série, Claudilene de Almeida Pereira, 4ª série, Maria Aparecida de Jesus Silva.
           O ano de 1.999 a Escola iniciou suas atividades com a seguinte estrutura organizacional tendo como Gestora a Pedagoga Leonice Néias de Carvalho, no período matutino como Coordenadora Pedagógica Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, e como Professores Maria Izildinha de Oliveira Neves no Pré-alfabetização, Ednamar Anunciação Costa, 1ª série, Iolene Fernandes de Lima, 2ª série, Dirce Rodrigues de Lima, 3ª série, Claudilene de Almeida Pereira, 4ª série. No período vespertino como Coordenadora Pedagógica a Pedagoga Marcia Divina Nascimento e Carvalho, e como Professores Maria de Fátima Araújo Tolentino, Pré-alfabetização, Márcia Neves da Silva Duarte, 1ª série, Maria Aparecida de Oliveira, 2ª série, Marciana Ferreira de Aguiar Araújo, 3ª série, Maria Aparecida de Jesus Silva, 4ª série.
           Na parte administrativa, como Secretária Geral Divina de Lourdes Gomes Almeida, no período matutino como Auxiliar Administrativo Dagmar Fernandes Mendes, Porteiro Baltazar Simão Vieira, como Merendeira Divina Pires Neves, Floraci Justa de Souza, Serviços Gerais Ana Francisca Leite, Elizabete Angélica da Silva. No período vespertino como Auxiliar Administrativo Cleonice Aparecida Ferreira da Silva. Como Merendeiras Floraci Moreira de Lima, Vânia Moreira de Lima. Em Serviços Gerais Maurina Pereira de Oliveira e Alaína Sinézio Cardoso Amorim.
           No ano de 2000 a Escola iniciou seu ano letivo com a seguinte estrutura organizacional tendo como Gestora a Pedagoga Leonice Néias de Carvalho. No período matutino como Coordenadora Marcia Divina Nascimento e Carvalho e como Professores Maria Izildinha de Oliveira Neves, Pré-alfabetização, Ednamar Anunciação Costa, 1ª série, Iolene Fernandes de Lima, 2ª série, Rosiany Louredo Moraes Ginú, 3ª série, Claudilene de Almeida Pereira, 4ª série. No período vespertino como Coordenadora Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, como Professores Márcia Neves da Silva Duarte, Jardim, Maria de Fátima Araújo Tolentino, Pré-alfabetização, Marciana Ferreira de Aguiar Araújo, 1ª série, Maria Aparecida de Oliveira, 2ª série.
           Na parte administrativa, como Secretária Divina de Lourdes Gomes Almeida. No período matutino como Auxiliar Administrativo Dagmar Fernandes Mendes. Como Porteiro Baltazar Simão Vieira. Como Merendeiras Divina Pires Neves e Floraci Justa de Sousa. Serviços Gerais Elizabete Angélica da Silva, Ana Francisca Leite. No período vespertino como Auxiliar Administrativo Cleonice Aparecida Ferreira da Silva. Merendeiras Floraci Moreira de Lima e Vânia Moreira de Lima. Serviços Gerais Alaína Sinézio Cardoso Amorim e Maurina Pereira de Oliveira.
           Com a mudança de prefeito muda a estrutura organizacional no ano de 2001 que fica assim dividido. Tendo como Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira. No período matutino a Professora formada em Letras Lucicleria Carlos Pereira Chagas, como Coordenadora que atuou no primeiro trimestre e a Pedagoga Leonice Néias de Carvalho que atuou no segundo trimestre e Rosiany Louredo Moraes Ginú que atuou o restante do ano. Como Professores Gilberto Edimar da Fonseca, Pré-alfabetização, Iolene Fernandes de Lima, 1ª série, Ednamar Anunciação Costa, 2ª série, Rosiany Louredo Moraes Ginú, 3ª série, Claudilene de Almeida Pereira, 4ª série. No período vespertino como Coordenadora Pedagógica Rosiany Louredo Moraes Ginú. Como Professores Ivone de Fátima Ferreira, Jardim, Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, Pré-alfabetização, Marciana Ferreira de Aguiar Araújo, 1ª série, Maria Aparecida de Oliveira, 2ª série, Maria Aparecida de Jesus Silva, 3ª série.
           Na parte administrativa, como Secretária Geral Divina de Lourdes Gomes Almeida. No período matutino como Auxiliar Administrativo Cleonice Aparecida Ferreira da Silva. Como Porteiro Baltazar Simão Vieira. Como Merendeiras Divina Pires Neves, Floraci Justa de Sousa. Como Serviços Gerais Ana Francisca Leite, Elizabete Angélica da Silva. No período vespertino como Auxiliar Administrativo Alaína Sinézio Cardoso Amorim. Como Merendeiras Floraci Moreira de Lima e Vânia Moreira de Lima. Como Serviços Gerais América Correia Mendonça, Maurina Pereira de Oliveira.
           Com a mudança de prefeito a estrutura organizacional no ano de 2002 fica da seguinte forma: Diretora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira, no período matutino a Coordenadora Rosiany Moraes Ginú Borges, Coordenadora no período vespertino Ednamar Anunciação Costa, Corpo Docente no período matutino, Pré-alfabetização, Gilberto Edimar da Fonseca, 1ª série, Iolene Fernandes de Lima, 2ª série, Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, 3ª série, Leonice Néias de Carvalho, 4ª série, Claudilene de Almeida Pereira, no período vespertino, Pré-alfabetização, Rogeliana Gonçalves Rezende, 1ª série, Marciana Ferreira de Aguiar Araújo, 2ª série, Maria Aparecida de Oliveira, 3ª série, Maria Aparecida de Jesus Silva, 4ª série, Imairda Maria Ferreira Fonseca, e também Vivian Stward, Professora de Inglês, Grazielle Borges Corrêa Estevan, Professora de Educação Física, atuantes nos dois períodos.
           Na parte Administrativa, como Secretária Geral, Divina de Lourdes Gomes de Almeida, Auxiliares, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva, Alaína Sinézio Cardoso de Amorim e Baltazar Simão Vieira, Serviços Gerais, Divina Pires Neves, Vânia Moreira de Lima, Floraci Justa de Souza, Floraci Moreira de Lima, como Merendeiras, Elizabete Angélica da Silva, Ana Francisca Leite, Maurina Pereira de Oliveira, América Corrêa Mendonça, Maria Piedade Soares Silva, atuam na Limpeza e Pedro Imiliano Cardoso, Vigia noturno.
           Com a mudança do ano letivo muda também a estrutura organizacional que no ano de 2003 fica da seguinte forma: Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira, no período matutino como Coordenadora a Pedagoga Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, e como Professores, Pré-alfabetização Gilberto Edimar da Fonseca, 1ª série a  Pedagoga Leonice Néias de Carvalho, 2ª série a Pedagoga Claudilene de Almeida Pereira, 3ª série a pedagoga Iolene Fernandes de Lima, 4ª série Maria Aparecida de Jesus Silva. No período vespertino no 1º semestre a Coordenadora Imairda Maria Ferreira Fonseca, e no 2º semestre a Coordenadora Maria Madai de Oliveira, como Professora da Pré-alfabetização Rogeliana Gonçalves de Rezende, 1ª série Merivone Santana da Silva, 2ª série a Pedagoga Maria José Fernandes, 3ª série a Pedagoga Marciana Ferreira de Aguiar Araújo. A Escola aderiu aos Programas Se Liga Goiás com a Professora Karla Jacinto de Moura, e o Acelera com a Professora Imairda Maria Ferreira Fonseca, esses programas funcionam no período matutino. As aulas de Inglês de 1ª a 4ª série são ministradas pela Professora com habilitação em Letras Vivian Stward e as aulas de Educação Física de Pré-alfabetização a 4ª série pela pedagoga Vilma Gonçalves da Silva Fernandes.
           Na parte administrativa, como Secretária Geral Divina de Lourdes Gomes Almeida, no período matutino como Porteiro Baltazar Simão Vieira, como Auxiliares Administrativos Cleonice Aparecida Ferreira da Silva e José Alves Terra. Como Merendeiras Divina Pires Neves, Vânia Moreira de Lima. Serviços Gerais Elizabete Angélica da Silva, Ana Francisca Leite. No período vespertino como Auxiliares Administrativos Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, José Alves Terra, como Merendeiras Floraci Justa de Souza, Floraci Moreira de Lima, Serviços Gerais Maurina Pereira de Oliveira, América Corrêa Mendonça, Maria Piedade Soares Silva. Vigia noturno Pedro Imiliano Cardoso. Funcionário responsável pela horta Valtercides Joaquim de Sousa.
           Com a mudança do ano letivo muda também a estrutura organizacional que no ano de 2004 fica da seguinte forma: Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira, no período matutino como Coordenadora Pedagógica a Pedagoga Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, como Professores, da 1ª série Graziele França Duarte, 2ª série de transição a Pedagoga Maria Izildinha de Oliveira Neves, 2ª série de veteranos a Pedagoga Claudilene de Almeida Pereira, 3ª série Mauricélia Alves Anunciação Melo, 4ª série a Pedagoga Marciana Ferreira de Aguiar Araújo. No período vespertino como Coordenadora Pedagógica a Pedagoga Maura Chaves de Souza, como Professores 1ª série Rogeliana Gonçalves Rezende, 2ª série de transição Merivone Santana da Silva, 2ª série de veteranos Ercyley Galdina Silva Fonseca, 3ª série a Pedagoga Iolene Fernandes de Lima, 4ª série Luciana da Silva Xavier. A escola aderiu aos Programas: Se Liga Goiás com a Professora Karla Jacinto Moura, e Acelera com a Professora Adenilza Aparecida de Lima, esses programas funcionam no período matutino. As aulas de Inglês da 2ª série de transição à 4ª série são ministradas pela Professora com habilitação em Letras Vivian Stward e as aulas de Educação Física de 1ª a 4ª série a Pedagoga Vilma Gonçalves da Silva Fernandes.
           Na parte administrativa, como Secretária Geral Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, Auxiliares Administrativos no período matutino Divina de Lourdes Gomes Almeida, José Alves Terra, Porteiro Baltazar Simão Vieira. Como Merendeiras Divina Pires Neves, Floraci Moreira de Lima, Auxiliar de merendeira Maria Divina Crozara, Serviços Gerais Elizabete Angélica da Silva, Leila Gomes de Aquino. No período vespertino como Auxiliar Administrativo Cleonice Aparecida Ferreira da Silva, José Alves Terra. Como Merendeiras Floraci Justa de Souza, Serviços Gerais Maurina Pereira de Oliveira, América Corrêa Mendonça, Maria Piedade Soares Silva. Vigia noturno Pedro Imiliano Cardoso. Responsável pela horta Valtercides Joaquim de Sousa.
           No ano de 2005 com a mudança do ano letivo, muda também a estrutura organizacional que fica da seguinte forma: Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira, no período matutino como Coordenadora Pedagógica, a Pedagoga Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, como Professoras, 1ª série Graziele França Duarte, na 2ª série Claudilene de Almeida Pereira, 3ª série transitória Maria Izildinha de Oliveira, 3ª série veterana Suely de Lima Silva, 4ª série Marciana Ferreira de Aguiar Araújo. No turno vespertino: como Coordenadora Pedagógica, Durcimar de Amorim Loures, como Professoras, 1ª série Sirley Fernandes, 2ª série Luciana da Silva Xavier, 3ª série transitória Merivone Santana da Silva, 3ª série veterana Iolene Fernandes de Lima, 4ª série Cintya Helena Silva Souto, as aulas de Inglês são ministradas pela professora com habilidades em Letras Vivian Stward.
           Na parte administrativa, como Secretária Geral Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, Auxiliares Administrativos no período matutino Divina de Lourdes Gomes Almeida, Porteiro Baltazar Simão Vieira e América Corrêa Mendonça, como merendeiras: Divina Pires Neves e Floraci Moreira de Lima, Auxiliar de merendeira Maria Divina Crozara, Serviços Gerais Elizabete Angélica da Silva, Leila Gomes de Aquino. No período vespertino como Auxiliar Administrativo Cleonice Aparecida Ferreira da Silva. Vigia noturno Pedro Imiliano Cardoso. Responsável pela horta Valtercides Joaquim de Sousa.
           No ano de 2006 fica da seguinte forma: Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira. No turno matutino: Coordenadora Pedagógica Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, como Professoras: 1º ano Graziele França Duarte, 2º ano Claudilene de Almeida Pereira, 3º ano Luciana da Silva Xavier, 4º ano Suely de Lima Silva, 4ª série Marciana Ferreira de Aguiar Araújo. No turno vespertino: a Coordenadora Pedagógica Durcimar de Amorim Loures, como Professoras: 1º ano Eulineide Cecília de Sousa Nunes, 2º ano Maria Izildinha de Oliveira no primeiro semestre e Lucineide Malta Rocha no segundo semestre, 3º ano Maria Divina da Silva, 4º ano Merivone Santana da Silva, 4ª série Cintya Helena Silva Souto. As aulas de Inglês continuam com a Professora Vivian Stward e Educação Física com a Professora Cristiane Gomes Pereira (no período matutino), Professora da Inclusiva Suelâiny Cristina de Almeida.
           Na parte administrativa: Secretária Geral Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, Auxiliares Administrativos Baltazar Simão Vieira, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva e Divina de Lourdes Gomes Almeida. Merendeiras Divina Pires Neves e Maria Aparecida de Carvalho. Auxiliares de Serviços Gerais Elizabete Angélica da Silva e Maurina Pereira de Oliveira. Porteiras Serventes América Corrêa Mendonça e Terezinha Izabel de Souza. Vigia noturno Pedro Imiliano Cardoso e responsável pela horta Valtercides Joaquim de Sousa.
           Em 2007 o quadro de funcionários ficou da seguinte forma: Gestora a Pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira. No período matutino como Coordenadora Pedagógica Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, Professoras: 1º ano Graziele França Duarte, 2º ano Merivone Santana da Silva, 3º ano Claudilene de Almeida Pereira, 4º ano Suely de Lima Silva, 5º ano Marciana Ferreira de Aguiar Araújo. No turno vespertino a Coordenadora Pedagógica Durcimar de Amorim Loures, Professoras: 1º ano Eulineide Cecília de Sousa Nunes, 2º ano Lucineide Malta Rocha, 3º ano Simonete Carneiro de Araújo, 4º ano Cintya Helena Silva Souto, 5º ano Maria Divina da Silva. Professora de Inglês Vivian Stward e Professora de Educação Física Cristiane Gomes Pereira (turno matutino).
           Na parte administrativa a Secretária Geral Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, Auxiliares Administrativos Baltazar Simão Vieira, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva e Divina de Lourdes Gomes Almeida.
           Merendeiras: Divina Pires Neves, Maria Aparecida de Carvalho e Vânia Moreira de Lima.
           Auxiliares de Serviços Gerais: Vânia Souto de Amorim Marques. Porteira Servente: Terezinha Izabel de Sousa. Vigia noturno: Pedro Imiliano Cardoso. Responsável pela horta escolar: Valtercides Joaquim de Sousa.
           Em 2007 foram desenvolvidos vários projetos, eventos e comemorações referentes a datas comemorativas, e outros atendendo as necessidades da escola e calendário escolar tendo como objetivo principal a interação escola, família e ensino aprendizagem de qualidade, onde o aluno aprende a fazer fazendo. Damos continuidade ao Projeto Aprender segundo as matrizes e habilidades sempre com criatividade e motivação tanto dos docentes quanto discentes. Os alunos com dificuldades de aprendizagem tiveram a oportunidade de frequentar o contra turno e serem atendidos de forma individualizada. Também teve continuidade o Recreio Legal com brincadeiras de bola, cordas, rodas, amarelinha, dança e outros, só não é permitido correr, sabendo que tudo foi feito com planejamento. Tivemos um ano positivo em todos os aspectos referentes à escola.
           Em 2008 iniciamos o ano letivo no dia 07 de fevereiro e terminamos em 22 de dezembro.
            A estrutura organizacional ficou da seguinte forma: Como gestora a pedagoga Dinaura Duarte de Oliveira, Coordenadora Pedagógica do turno matutino a pedagoga Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, Professores: 1º ano Graziele França Duarte, 2º ano Merivone Santana da Silva, 3º ano Ednamar Anunciação Costa no primeiro semestre e Stelaine de Souza Eleutério Melo no segundo semestre, 4º ano Suely de Lima Silva, 5ºano Leonice Néias de Carvalho. Coordenadora Pedagógica do turno vespertino Durcimar de Amorim Loures, Professores: 1º ano Cintya Helena Silva Souto, 2º ano Lucineide Malta Rocha no primeiro semestre e Gilberto Edimar da Fonseca no segundo semestre, 3º Jaqueline Muniz de Menezes no primeiro e Eliana Pedroso da Silva no segundo semestre, 4º ano Simonete Carneiro de Araújo no primeiro semestre e Lylian Karla Mendonça Peres no segundo semestre, 5º ano Maria Divina da Silva no primeiro semestre e Mariana Jacinto Melo no segundo semestre.
A professora Cristiane Gomes Pereira no primeiro semestre ministrou aulas de Educação Física no período matutino e a professora Luciana da Silva Xavier no período vespertino no primeiro semestre. A professora Layssia Rúbia dos Santos ministrou as aulas de Educação Física no segundo semestre nos dois períodos. A professora de Recurso da Educação Inclusiva Eliana Pedroso da Silva. A professora Ilda Braz da Silva Caetano no primeiro semestre ministrou as aulas de inglês nos dois períodos e  no segundo semestre a professora Lucicléria Carlos Pereira Chagas.
           Na parte administrativa a Secretária Geral Alaína Sinézio Cardoso de Amorim, Auxiliares Administrativos Baltazar Simão Vieira, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva e Divina de Lourdes Gomes Almeida.
           Merendeiras: Divina Pires Neves, Maria Aparecida de Carvalho e Vânia Moreira de Lima.
           Auxiliares de Serviços Gerais: Vânia Souto de Amorim Marques, Leila Gomes de Aquino, Aparecida Cardoso dos Anjos Souza, Enos Pereira Marques e Joelma Maria da Silva. Porteira Servente: Terezinha Izabel de Sousa. Vigia noturno: Pedro Imiliano Cardoso. Responsável pela horta escolar: Valtercides Joaquim de Sousa.
  Houve mudança de funcionários devido ao concurso municipal, porém tudo ocorreu conforme o que foi traçado nas metas.
           Em 2009 o quadro de pessoal ficou da seguinte forma: Gestora Merivone Santana da Silva. No turno matutino como Coordenadora Pedagógica Maria Aparecida de Jesus Silva, Professores: 1º ano Kézia Cardoso de Melo, 2º ano Cintya Helena Silva Souto, 3º ano Simônia Ferreira da Silva Néias, 4º ano Luciana da Silva Xavier, 5º ano Marli Vieira da Cunha. No turno Vespertino como Coordenadora Pedagógica Durcimar de Amorim Loures, Professores: 1º ano Gilberto Edimar da Fonseca, 2º ano Graziele França Duarte, 3º ano Marcia Divina Nascimento e Carvalho, 4º ano Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, 5º ano Jaudeir Natividade de Sá.
           A Professora Cristiane Gomes Pereira, ministrou as aulas de Educação Física no período vespertino, Laissya Rúbia atendeu os alunos do turno matutino.
           A Professora Ilda Braz ministrou as aulas de Inglês nos turnos matutino e vespertino.
           Na parte administrativa a Secretária Geral Vilma Winder Pereira.
           Auxiliares de Secretaria: Baltazar Simão Vieira, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva.
           Merendeiras: Vânia Moreira de Lima e Divina Pires Neves.
           Auxiliares de Serviços Gerais: Valtercides Joaquim de Sousa, Ivany Teixeira Ramos Lacerda, Aparecida Cardoso dos Anjos Souza e Rosimeire Maria da Silva Guimarães.
Em 2010 A estrutura organizacional ficou da seguinte forma: Como gestora a pedagoga a  Merivone Santana da Silva, Coordenadora Pedagógica do turno matutino Cintya Helena da Silva Souto. Professores: 2º ano Graziele França Duarte,  3º ano Suelaine de Souza Eleutério, 4º ano Divina Maria Vieira Rodrigues, 5º ano Marli Vieira da Cunha. Coordenadora pedagógica do turno vespertino Durcimar de Amorim Loures. Professores: 2º ano Márcia Divina Nascimento e Carvalho, 3º ano Luciana da Silva Xavier, 4º ano Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, 5º ano Jaudeir Natividade de Sá.
 Na parte administrativa  Secretária Geral Kézia Cardoso de Melo.
           Auxiliares de Secretaria: Baltazar Simão Vieira, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva.
           Merendeiras: Vânia Moreira de Lima e Divina Pires Neves.
           Auxiliares de Serviços Gerais: Valtercides Joaquim de Sousa, Ivany Teixeira Ramos Lacerda, Vilma Winder Pereira, Enice Leonsina de Lima e Rosimeire Maria da Silva Guimarães.

Estrutura organizacional de 2011 ficou da seguinte forma: Como gestora a pedagoga a  Merivone Santana da Silva, Coordenadora Pedagógica do turno matutino Cintya Helena da Silva Souto. Professores: 1º ano Eulineide de Sousa Messias, 2º ano Rogeliana Gonçalves de Rezende, 3º ano Maria Conceição Alvarenga Pereira Valadão, 4º ano Patrícia Clara Araújo Duarte, 5º ano Marli Vieira da Cunha. Coordenadora Pedagógica do turno vespertino Durcimar de Amorim Loures. Professores:1º ano Márcia Divina Nascimento e Carvalho, 2º ano Graziele França Duarte, 3º ano Luciana da Silva Xavier, 4º ano Mariana Jacinto Melo, 5º ano Jaudeir Natividade de Sá.
A professora Maria Divina da Silva ministra aulas de Educação Física nos dois turnos, professora Stelaine Sousa Eleutério Melo ministra aulas de Inglês  nos dois turno.
 e Suelaine de Sousa Eleutério, Dinamizadora da sala de Informática.                                                 Na parte administrativa  Secretária Geral Valdivina Augusta da Silva Sousa.           Auxiliares de Secretaria: Baltazar Simão Vieira, Ivany Teixeira Ramos Lacerda e Lúcia Francisca das Chagas.
           Merendeiras: Vânia Moreira de Lima, Divina Pires Neves, Cleonice Aparecida Ferreira da Silva e Lorena Pires da Silva.
Auxiliares de Serviços Gerais: Valtercides Joaquim de Sousa, Enice Leonsina de Lima, Rosimeire Maria da Silva Guimarães, Claudete Rodrigues Loures, Rosângela Aderbal de Farias.
Foi um ano de grandes metas, onde o objetivo maior é o processo aprendizagem, a integração família e a escola, com o desenvolvimento de vários projetos tais como: Ciranda da Leitura, as Datas Comemorativas, todos foram trabalhados de forma participativa com palestras, reuniões, dinâmicas, teatro, cartazes confeccionados pelos alunos e confecção de brinquedos com uso de material recicláveis. Os educandos em plena consciência que os objetivos foram alcançados no processo Ensino Aprendizagem adquirindo conhecimento fizeram recontos dos livros lidos, ou seja, participaram de todas as etapas dos projetos. Neste ano também, foi implantado o Sistema Positivo no Município. Foram atendidos nesta escola o 1º e o 2º ano, os professores tiveram treinamentos, cursos para estarem atendendo os alunos, os livros são ricos em conteúdos, os quais estimularam os alunos a pensarem através das atividades lúdicas.        Neste mesmo ano o Projeto Aprender passa a ser Projeto Aprendizagem, sem alterações no processo de ensinar, mantendo como guia, as Matrizes e Habilidades, que são os direcionamentos dos conteúdos ministrados em sala de aula, as turmas do 1º e 2º ano, não tiveram condições de explorar ativamente os conteúdos dos livros Positivo, pois o Projeto Aprendizagem às vezes não permite uma junção dos conteúdos. Fazendo uma avaliação geral foi um ano bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário